Praia fluvial de Penabeice e o Largo do Toural, receberam projecto de Verão inédito no concelho
Cristina Serôdio
No passado dia 5 de Agosto a itinerante visitou a praia fluvial de Penabeice, levando livros, revistas e jornais aos banhistas de Jou.
Esta iniciativa da Biblioteca Municipal de Murça teve com intenção criar hábitos de leitura nos habitantes da aldeia de Jou. Até porque a população não tem costume de visitar a biblioteca, a não ser estudantes e alguns jovens.
Pegando no velho ditado “ Já que Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé”, a biblioteca itinerante tentou aproximar a leitura dos leitores.
Nesta visita ainda houve algumas pessoas que estiveram a ler o jornal e ver revistas, pena é, que nem todas as pessoas presentes tivessem aproveitado a oportunidade surgida.
Nesta deslocação da biblioteca itinerante à praia fluvial de Penabeice, teve alguns percalços, a colocação da carrinha com os livros, não pode ficar junto as mesas com os jornais e revistas, devido ao piso, que não é melhor, fazendo com a carrinha derrapasse.
Algumas mesas tiveram de ficar ao sol, por falta de sombra, apesar que a biblioteca tentou minimizar este problema colocando guarda sois nas mesas, no entanto o vento que se fazia sentir não os deixou parar quietos.
Apesar destes problemas a biblioteca itinerante deslocou-se a um local calmo, sereno e até o mais bonito das praias do concelho.
Poderia ainda ser mais bonito se os moinhos que se encontram junto à praia, onde antigamente moeram muita farinha para os habitantes de Jou, estivessem bem recuperados, pois o seu actual estado já não muito bom. Há que preservar uma coisa que é património local, que identifica uma actividade do passado que por isso deve ser preservado para que ninguém se esqueça dela.
No dia a biblioteca itinerante voltou à freguesia de Jou, ao largo do Toural em Cimo de Vila.
Desta vez o local tinha excelentes condições, mas a participação das pessoas foi bem pior, passando-lhes ao lado a presença da biblioteca itinerante.
É pena que as pessoas de Jou, não tenham aproveitado uma oportunidade destas, pois ler enriquece os nossos conhecimentos culturais e linguísticos.
0 comentários:
Enviar um comentário