Computador foi distribuído por treze crianças da freguesia que frequentam o Ensino Básico (1. ciclo)
Treze alunos da Escola do 1.º Ciclo de Cimo de Vila, em Jou, já trabalham com o computador “Magalhães”.
A Câmara Municipal de Murça fez um enorme esforço, juntamente com os Ministérios da Educação e das Obras Públicas bem como o Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho, para que se atingisse em pleno a utilização desta moderna máquina de aprendizagem.
Na cerimónia de entrega que decorrer no Auditório dos Paços do Concelho no passado dia 9 de Fevereiro, João Teixeira, Presidente da autarquia local, fez-se acompanhar de Albertino Lousa, presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Murça e de Ema Gonçalo, Coordenadora da Área Educativa do Distrito de Vila Real (CAE), entre outras personalidades institucionais locais.
Refira-se que a Câmara tudo fez para que os alunos da vila e das aldeias de Murça tenham hoje o computador “Magalhães”.
A distribuição do “Magalhães” acontece no âmbito do programa “e-escolinha”, gerado pelo Plano Tecnológico do Governo. Este portátil é um computador criado a pensar nas crianças, leve e resistente ao choque e aos líquidos, que visa facilitar as condições de aceso das famílias a computadores e à Internet e o Governo Português prevê que até ao final do ano estejam distribuídos 500 mil computadores portáteis.
Numa acção conjunta entre Governo, Câmara e Agrupamento de Escolas foi possível aos alunos que estão no primeiro escalão da acção social escolar ter direito ao computador gratuitamente. O portátil teve, para os estudantes do segundo escalão, um custo de 20 euros. Os que não estão abrangidos pela acção social escolar pagaram 50 euros.
De referir que a autarquia de Murça assumiu assegurar o acesso à Internet em banda larga em todas as escolas do concelho para que os alunos contemplados com este equipamento, possam usufruir também deste serviço gratuitamente.
João Monteiro
0 comentários:
Enviar um comentário