• Nós por Cá

    quinta-feira, 20 de agosto de 2009

    Ministro da Presidência inaugurou Sede da Associação Cultural e Social de Jou


    Na passada sexta-feira, o Ministro da Presidência, Pedro da Silva Pereira, presidiu às cerimónias de inauguração do Edifício Sede da Associação Cultural Desportiva e Social de Jou (A.C.D.S.J), uma obra no valor de 490 mil euros comparticipada a oitenta e nove por cento pelo Governo Português, ficando os restantes onze por cento a cargo da Câmara Municipal de Murça, esta última que cedeu ainda o apoio técnico da obra.
    Recorde-se que o processo de construção deste edifício começou por volta do ano de 1992, quando a direcção da época adquiriu o terreno, tendo conhecido vários episódios ao longo dos tempos. No entanto, e como quem “espera sempre alcança”, foi com o empenho da actual Câmara Municipal de Murça, que a esperança de realizar este sonho ganhou um novo alento, quando se conseguiu que o Governo, através do então Secretário de Estado Pedro Silva Pereira, assinasse um protocolo entre a A.C.D.S.J e a Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, em Março de 2002. A esperança do sonho se tornar realidade renasceu com este gesto, ao viabilizar a concretização deste empreendimento, agora inaugurado.
    No dia de inauguração, todos estes esforços foram lembrados, numa cerimónia que juntou no Salão Multiusos da associação de Jou, algumas centenas de populares, que quiseram agraciar com a sua presença e aplausos todos aqueles que contribuíram para a concretização deste sonho.
    Pedro Silva Pereira não escondeu a sua satisfação com o facto de “já ser uma realidade este sonho da população da Freguesia de Jou”.
    Por seu lado, o Presidente da Câmara, João Teixeira, lembrou à plateia todo o apoio incansável da autarquia murcense para a concretização deste equipamento, que segundo o autarca “as populações dos bairros de Jou merecem”. Também o autarca não escondeu a sua satisfação com este dia, “afinal, de hoje em diante, a Freguesia conta com um equipamento único na região” que João Teixeira espera ver aproveitado e dinamizado.



    António Macedo, presidente da direcção da colectividade, fez um discurso emocionado e fez questão que, na cerimónia, fossem homenageados treze sócios fundadores desta colectividade. O dirigente adiantou que “este será sempre um espaço aberto à comunidade, adequado para acontecimentos colectivos, de formação e de outros encontros de carácter público”, dando como exemplo a exposição de pintura da autoria de António Santos Silva que está patente na sala de exposições da nova sede. Também já está em funcionamento uma pequena Biblioteca, onde as obras dos autores locais como Fernão de Magalhães Gonçalves são uma referência. Aqui são ainda disponibilizados diversos periódicos, num espaço que se espera seja acolhedor e do agrado dos seus utilizadores. No salão multiusos está patente uma exposição etnográfica “Memórias das Nossas Gentes”, que será permanente e pretende contribuir para a preservação da memória da Freguesia de Jou. Para além da dinamização do Grupo de Cantares já existente na colectividade, a curto prazo poderá renascer o Rancho Folclórico.
    Não esqueceu também, na sua intervenção, a pessoa do Engº António Rodrigues (Toni), natural de Jou e autor do projecto que, tecnicamente tudo fez para o bom desfecho acontecer.
    Com o espírito de que “o homem sonha e a obra nasce” o sentimento visível e notório dos dirigentes desta colectividade é que, apesar dos vinte e cinco anos de existência, este dia marcou uma nova vida, pois contam agora com uma infra-estrutura capaz de responder a muitas necessidades e lhes possibilita apresentar outras propostas com outras actividades que até à data não eram possíveis.
    De salientar que o dia 31 de Julho marcou também o arranque da Semana Cultural 2009.
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Ministro da Presidência inaugurou Sede da Associação Cultural e Social de Jou Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo