O distrito de Vila Real conta com mais um espaço religioso aprazível e com ótimas condições para quem o visitar. Estão praticamente concluídos os trabalhos de recuperação da capela e da casa das esmolas do Santuário de Santa Isabel, em Jou. Uma intervenção que nasceu do esforço de várias instituições e que teve o apoio da Câmara de Murça
As obras começaram em março do ano passado e terminaram na semana passada, num contrato que foi assinado com a DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais.
As áreas beneficiadas foram a capela, os espaços exteriores e a casa das esmolas. Na capela assistiu-se à recuperação das paredes interiores e exteriores e colocação de telha, substituição do soalho e pintura do altar. A casa das esmolas foi construída de raiz, já que o anterior edifício tinha fracas condições. “Este foi todo um trabalho meritório da Comissão de Festas, que forneceu a mão-de-obra, e foi ainda criada uma zona de lazer”, disse José Maria, da Comissão de Festas.
O custo da obra rondou os 38 mil euros, e foi comparticipada com fundos comunitários de 23 mil euros, o montante restante veio do esforço da Comissão de Festas e da Câmara Municipal de Murça.
Por questões formais, a candidatura foi apresentada pela Comissão Fabriqueira da Igreja da freguesia de Jou, em colaboração com a Comissão de Festas que agora faz a gestão do santuário e organiza a festa.
Este local de culto é uma referência para a população da freguesia de Jou e para os seus emigrantes, nomeadamente na festa no final do mês de Julho. Situado a cerca de 1 quilómetro da EN 314, que liga Jou a Carrazedo de Montenegro e a Murça, este santuário deverá ter honras oficiais de inauguração no próximo mês de Março, estando prevista a realização de uma missa e um convívio popular.
ja vai a estar pronto..:)
ResponderEliminar