• Nós por Cá

    quarta-feira, 29 de agosto de 2012

    D. Maria fez cem anos



    Foto 1
    Uma lembrança
    (A patriarca, sua filha e o rebento mais tenro)
    Uma família em festa: filhas, genros, netos/as e bisnetos/as;
    Uma comunidade de vizinhos e amigos em festa. Viva! Tudo e todos reunidos em confraternização, graças à lembrança e ao trabalho do casal: SÍLVIA e BELMIRO.

    Foto 2
    O casal laborioso/generoso
    Um coração feliz…
    Tem que ser generoso o coração que bate, sem descanso, durante um século. Tem que ter amado muito, sem reservas, um coração que deu quinze vidas ao mundo, mas que a vida arralentou, arralentou, com as suas agruras sofridas no corpo e na alma. Tem que ser bondoso um coração, de mãe, que bondosos corações, de filhas, gerou.
    Tem que ser alegre um coração, trovador no sofrimento passado, que tudo suportou, durante um século. Tem que ser rijo e resistente o corpo que aos noventa e cinco anos se rejuvenescia, vendo crescer as plantas da sua horta que cuidada com esmero e afeto. Tinha lá um pouco de tudo no dizer da sua filha Sílvia que hoje cuida com carinho da “árvore” que lhe deu a vida.
    O coração ama os magros que o ajudam e dá-lhes uma vida centenária como recompensa. Acredito que só o convívio de corações bondosos, como marca distintiva da condição humana, cria condições para vidas longas e felizes. Corações felizes praticam o bem, a justiça e, fazer o bem, faz os corações felizes, em todas as idades.

    DSLC

    *Agora a alcunha (herança vinda, de Curros, da mãe do seu marido) que era distintivo de referência, no passado, pode ser suprimida pois, esta D. Maria é única na Freguesia e quiçá no Concelho segundo dizem.

    Obs.: 1. Fotos de António Jorge Adrião da Silva; 2. A mentora do post Minda
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    11 comentários:

    1. Sentido positivo da vida
      O sentido positivo da vida faz a longevidade, a D. Maria de Jesus Carneiro, enquanto eu recolhi-a a informação, junto de sua filha Sílvia, esteve sempre a cantarolar.
      Nós pensamos, até de forma intuitiva, a sociedad
      e por tipologias, categorizações: jovens (formação -não sabem) adultos (trabalhadores – sabem e conduzem a sociedade) e idosos (inativos -sabem mas não podem).
      Nos tempos que correm desvaloriza-se, sobremaneira, a classe “grisalha” há uma cultura de juventude (culto da beleza energia, vitalidade e tecnologia). Mas, a deficit (baixa taxa de fecundidade) de jovens vai forçar todos a valorizar os grisalhos (cabelos brancos, rugas e até os curvados), a começar pelos próprios. Se a esperança de vida mantiver a tendência trabalhar-se-á até mais tarde preferencialmente de forma voluntária.
      Então, para se chegar longe de forma saudável é necessário pensar o envelhecimento de modo positivo e os jovens devem ter em conta modelos éticos e morais, dos seus ascendentes, porque só com o materialidade a coisa só pode acabar mal, porque somos humanos e esta é a nossa essência… só o legado incorpora sentido na existência.

      ResponderEliminar
    2. Margarida Moutinho Guerra4 de setembro de 2012 às 10:13

      D. Maria parabéns

      ResponderEliminar
    3. DONA MARIA! PARABÉNS PELO SE CENTÉSIMO ANO DE VIDA. QUANTO LHE ESTAMOS GRATOS PELA AMIZADE QUE SEMPRE NOS DEU. LEMBRA-SE D. MARIA QUANDO VEIO COMIGO A LISBOA E REZAMOS O ROSÁRIO NO MEUCARRO (CAMIONETA)? A MINHA AIDA MANDA-LHE UM GRANDE BEIJO DE PARABÉNS. TINHA MAIS A DIZER, FICA PARA OUTRA VEZ.

      ResponderEliminar
    4. Sandra Augusto Marques4 de setembro de 2012 às 10:14

      ONITAS estas palavras, que muito me comoveram e que por muito tempo recordarei. Farei por divulgar este gestão tão simpático pela restante familia. Um abraço amigo!!! (sou a filha mais nova da Silvia e claro neto da Maria de Jesus)

      ResponderEliminar
    5. Sandra Augusto Marques4 de setembro de 2012 às 10:14

      Paizinho a alimentar o pessoal

      ResponderEliminar
    6. São lindos e para mim estão todos de Parabéns pelo trabalho e empenho que tiveram, conseguiram juntar toda a família e ainda muiiiiiitos amigos! Um beijinho grande para todos que estiveram presentes na festa desta "Encantadora Senhora já Centenária"!...

      ResponderEliminar
    7. muitos parabens para essa senhora...um bem haja!!!

      ResponderEliminar
    8. Um feliz aniversário para a Dona Maria.

      ResponderEliminar
    9. 100 anos assim e que Dona Maria ^^ beijinhos grandes do coração

      ResponderEliminar
    10. muitos parabéns a Dona Maria, beijinhos grandes com saudades

      ResponderEliminar
    11. Sandra Augusto Marques4 de setembro de 2012 às 10:17

      Sim senhora foi um dia muito feliz para toda a famila. Grata pela lembraça na rede social. Agradeço, em nome de toda a famila, a todos que puderem nesse dia tão lindo ir dar um, beijinho à minha avó.

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: D. Maria fez cem anos Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo