No âmbito das comemorações do 30.º aniversário da Associação Cultural, Desportiva e Social de Jou, António Fontinha realizou um agradável serão de contos da tradição oral portuguesa, na passada sexta-feira nas instalações da colectividade jouense.
Contador exímio, tem contado um pouco por todo o país e também no estrangeiro, abrindo caminho aos vários contadores que se lhe seguiram.
António Fontinha nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo/Angola. Concluíu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86) e trabalhou como actor em diversas produções até 1995. Três anos antes começara a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então tem contado um pouco por todo o país, enquadrado em diversos projectos e abrindo caminho aos vários contadores que se lhe seguiriam. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à actividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela em 1997 e os Contos Tradicionais da Região do Entre Douro e Vouga pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria em 2006.
De salientar que antes da apresentação do serão de contos com António Fontinha, foi inaugurada a Exposição de Pintura "Moinhos", da autoria de António Santos Silva.
De salientar que antes da apresentação do serão de contos com António Fontinha, foi inaugurada a Exposição de Pintura "Moinhos", da autoria de António Santos Silva.
Parabéns para a ACDS e para quem faz surguir cultura musical Académica, em Jou, com aquela alegria que só a juventude tem proporciona.
ResponderEliminarparabéns a todos que aí trabalhão.
ResponderEliminar