• Nós por Cá

    domingo, 25 de agosto de 2013

    “Do Grão ao Pão" de António Santos patente em Valpaços


    Foi inaugurada na passada quarta-feira, 14 de Agosto, a exposição de António Santos, que leva o visitante a percorrer uma viagem sobre a confecção do pão.
    “Do Grão ao Pão – O Ciclo do pão” é o título da exposição de pintura da autoria de António Santos que está patente na Biblioteca Municipal de Valpaços até ao próximo dia 13 de Setembro. Trata-se de um conjunto de mais de duas dezenas de telas que relembrem ou dão a conhecer o visitante de como é feito o pão de modo tradicional, ou seja desde o semear da terra, com a ajuda dos animais, às cegadas, o trabalho em equipa, as refeições em conjunto, a moagem, o trabalho da mulher na confecção, a partilha do pão, etc.
    “O pão com o suor do rosto e a força dos braços” é o mote da exposição que foi apresentada pelo Padre Jorge Fernandes, a exercer na paróquia de Vilarandelo, ao final da tarde da passada quarta-feira, 14 de Agosto. Entre amigos, o autor falou também de um dos alimentos “mais universais”, que apesar de poder ter várias formas, é pão. O autor da exposição ofereceu, ainda, à autarquia valpacense, promotora da exposição, uma obra pelo valor simbólico de 1€, da mesma temática, mas onde realça o trabalho da Mulher.
    António Santos nasceu em 1949, na aldeia de Castro (Valpaços), tendo ido viver para Jou, no concelho de Murça, aos 2 anos de idade. Aos 24 emigrou para Paris e, depois de passar por diversos ofícios, actualmente trabalha por conta própria, com uma empresa ligada às artes.
    O permanente contacto com a pintura levou António Santos Silva a descobri-la como processo artístico e cultural. Depois de frequentar vários cursos de pintura, escultura e modelagem no Carroussel do Louvre, junto de conceituados mestres das artes, começou a expor os seus trabalhos, participando em exposições colectivas e individuais em França, Bélgica, Alemanha e Portugal.
    A exposição pode ser visitada no horário regular da Biblioteca Municipal de Valpaços, até 13 de Setembro, entre as 14h00 e as 18h30 às segundas-feiras, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h30 de 3.ª a 6.ª feira.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    3 comentários:

    1. José Maria Garcia Costa18 de julho de 2014 às 14:15

      Parabéns amigo. Que rica dupla de jouenses. Também, quando apresentamos o "Ciclo do Pão" em Chaves, no Forte de S. Francisco, o "nosso" Jorge esteve presente. Na altura dançava no rancho.

      ResponderEliminar
    2. Parabéns por mais uma vez partilhar o seu valioso talento.Continuação de bom e merecido sucesso.

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: “Do Grão ao Pão" de António Santos patente em Valpaços Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo