• Nós por Cá

    quarta-feira, 13 de agosto de 2014

    Secar a lenha


    Apesar de estarmos em agosto, muitas das nossas gentes já preparam o Inverno. A lenha a secar é já uma constante em muitas ruas dos nossos bairros.
    Secar ou curar lenha significa reduzir bastante a humidade da mesma armazenando-a num ambiente onde pode secar com o tempo. Lenha seca/curada queima de forma mais eficiente. Quer esteja usando-a para aquecer sua casa, ou só quer aproveitar a lareira no inverno, ela durará mais e produzirá menos fumaça. O processo é simples, e comprar lenha verde pode ajudar a poupar dinheiro. 


    Abaixo estão os passos para fazê-lo.

    1- Compre ou corte lenha bem antes da data que planeja queimar. Especialistas recomendam um ano antes, mas a maior parte delas pode ser curada em 6 a 8 meses. 
    2 - Corte a sua lenha verde em pedaços utilizáveis, geralmente entre 36 e 40 cm. O tamanho padrão para a maioria das lareiras é 40 cm. 

    3 - Divida as toras em várias larguras, qualquer coisa entre 8 e 15 cm é melhor. A maioria das lenhas comerciais não é dividida em tamanho pequeno o bastante para ser utilizável na lareira, ou forno a lenha médio. 
    4 - Empilhe sua lenha para iniciar o processo de secagem. Faça pilhas de, no máximo, 1,2 metros, e não deixe mais de 1 tora de profundidade.
    • Certifique-se que seu método de armazenamento permite circulação de ar sobre a lenha. Não cubra as laterais das pilhas, ou coloque uma lona/lençol diretamente sobre a lenha.
    5 - Armazene sua lenha curada numa área protegida do clima, uma vez que o processo esteja completo.


    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Secar a lenha Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo