• Nós por Cá

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    O que se deve fazer em Julho

    Relembramos hoje os cuidados a ter este mês nos campos, nas hortas e nos jardim pelas Terras de Jou

    Na horta: As regas são de grande importância neste período, e devem ser efectuadas à tarde e de acordo com as necessidades das plantas. Semear: acelgas, agriões, alface de Outono e Inverno, beldroegas, bróculos tardios, cenouras, chicória, couve de Bruxelas, couve-nabo, couve-flor tardia, ervilhas, feijão (de trepar e anão), nabo, rabanetes, repolho de Inverno, salsa.

    No pomar: Continuar com a defesa contra o pedrado das macieiras, nespereiras e pereiras. Continuar o combate à formiga em todas as fruteiras e ao bichado das macieiras e pereiras. Vigiar os enxertos feitos anteriormente, procedendo, sempre que necessário, a esladroamentos. Regar e manter limpos de ervas, por sachas superficiais, os pomares de espinhos.

    No campo: Ainda se pulverizam com caldas cúpricas os batatais mais atrasados, a fim de evitar ataques de míldio, tão prejudiciais ao desenvolvimento e conservação dos tubérculos. Mês da ceifa e da debulha, como principal actividade. Imediatamente à colheita, os canteiros devem ser lavrados preparando-os para as plantas de Outono. Terminar a colheita da batata temporã e começar ou acabar a destinada a semente; sachar e regar os meloais, milharais, roçar matos para estrume.

    No jardim: Às roseiras cortam-se as rosas murchas, que desfeiam e enfraquecem as plantas. Aparar, sachar e mondar as relvas, as quais precisam de ser regadas abundantemente (2 ou 3 vezes por dia). Semear: amores-perfeitos, calêndulas, cinerárias, etc., bem como as plantas bienais e vivazes de demorada germinação, para serem transplantadas e dispostas no Outono.

    Na vinha: Ainda se fazem enxofras e sulfatadas, efectuadas consoante as necessidades. Se além do calor próprio da época também caírem chuviscos, ou houver névoas, as curas repetem-se amiudadas vezes.Desfolhar em volta dos cachos, não deixar que estes fiquem expostos à incidência directa dos raios solares. Empar os bardos nas ramadas ou latadas, não cortar as pontas das varas para não comprometer a actividade das videiras.

    Na adega: Iniciar a preparação dos equipamentos e produtos indispensáveis às próximas vindimas e ao fabrico do vinho. Atestar o vinho e arejar a adega, mas evitando a entrada da luz solar.

    Animais: Tosquiar os rebanhos laníferos. Atenção à higiene nas pocilgas.
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: O que se deve fazer em Julho Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo