• Nós por Cá

    sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

    Arrancou o Projeto do Centro de Apoio ao Idoso em Jou


    No âmbito do projeto “Jou Solidário” apoiado pela Fundação EDP, começaram recentemente os trabalhos de adaptação da antiga escola Primária de Cimo de Vila, onde irá funcionar o Centro de Apoio ao Idoso de Jou. Uma iniciativa orçada em 103 mil euros e partilhada entre a Junta de Freguesia de Jou e Fundação EDP, recebendo a colaboração da Câmara Municipal de Murça.
    Em junho do ano passado, o Projeto “Jou Solidário” foi um dos finalistas contemplados do Programa EDP Solidária 2013, que de entre 1200 projetos apresentados na categoria de desenvolvimento comunitário e social, que visa combater o isolamento social e geográfico dos idosos.
    As obras de requalificação da antiga escola Primária arrancaram em fevereiro, uma data importante para a comunidade da Freguesia.
    O edifício acolherá várias funcionalidades, desde as valências para a saúde, cultura, animação social e mesmo para acolher outras associações. Nesta fase, o projeto terá uma abrangência, acolhendo de 25 para 30 idosos, e desenvolverá um apoio alargado junto dos idosos, que vai desde a compra de alimentos até aos medicamentos e outras ações de índole social.
    O presidente da Câmara Municipal de Murça, José Maria Costa, salientou, a disponibilidade desde a primeira hora da autarquia para colaborar no projeto, considerando-o como “um instrumento importante para combater o isolamento dos idosos e contribuir para melhor coesão social”.
    As obras deverão estar concluídas no primeiro semestre deste ano.
    De realçar que uma outra iniciativa em curso e visa o aproveitamento das antigas escolas primárias de Vale de Égua, Penabeice e Aboleira, as primeiras a figurar num projeto social de transformação dos vários edifícios escolares da freguesia de Jou.
    Já com o respectivo protocolo assinado, a Junta de Freguesia e a Câmara deitaram mãos à obra e iniciaram este plano com o imóvel da escola primária de Vale de Égua, que já formou a Associação Eixo da Alegria, que vai utilizar o espaço.
    A freguesia de Jou tem cerca de 750 habitantes e abrange os lugares de: Aboleira, Banho, Castelo, Cimo de Vila, Freiria, Granja, Novainho, Rio, Mascanho, Penabeice, Toubres e Vale de Égua.
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Arrancou o Projeto do Centro de Apoio ao Idoso em Jou Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo