• Nós por Cá

    segunda-feira, 17 de novembro de 2014

    (01) Emigração

    A emigração, das nossas terras,sempre foi existindo, com predominância para Brasil e para África,-- esta última era encorajada-- mas era a conta gotas filtradas pelos interesses dos grandes proprietários agrícolas, (salvaguardados pelas Câmaras e pela Junta de Emigração -- criada em 1947-- que intervinham no processo). Queriam ter braços, jornaleiros, a jeira baixa, de que o nosso Hino (datado) reza. Mas por volta de mil novecentos e cinquenta e sete, aproveitando o acolhimento nos países de destino, especialmente a França, que precisavam de mão-de-obra. E ainda, o facto de não haver portos de embarque e desembarque que facilitavam o controlo, os mais inconformados e decididos metem-se à aventura. Vão passar a fronteira " a salto" pela calada da noite com ajuda de passadores que lhe rapavam a algibeira.
    Iniciava-se a emigração clandestina.
    Saíam do seu ninho sem abandonar os seus com o coração dilacerado para fugirem da miséria e do controlo social opressivo, mas estavam condenados a sentir saudades, a vida toda, sempre a querer regressar)....
    Mas é bom lembrar que aquando dos dois conflitos mundiais foram estabelecidos acordos de emigração com a França. Assim, em outubro de 1916 foi assinada uma convenção que colocou em França cerca de treze mil trabalhadores.
    Em 1931 residem cerca de 50000 portugueses em França.
    No contexto da 2ªguerra mundial, em 1940, previa-se a ida para França de trinta mil trabalhadores, com a promessa de que a França facilitaria o envio das divisas para Portugal o que interessava ao governo português por isto contribuir para que os portugueses não se radicassem em França definitivamente.
    Depois desta data e com o triunfo das democracias sobre o nazismo, cuja influencia era temida pelo estado novo, fecham-se de novo as portas que só foram abertas pela emigração clandestina, nos finais da década de 1950-- como já se tinha dito--, tirando partido da boa receção do pais de acolhimento que necessitava de mão de obra...
    continuaremos a falar-nos sobre esta temática

    Abreijos
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: (01) Emigração Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo