• Nós por Cá

    quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

    A caçada o roubo da Cana (novembro/ dezembro 2015)


    Preocupado e alerta, tocado pela história, sentia o amor. A vida lhe ensinara que o amor sulca corações, ou sabe se lá o quê: um não-sei-quê, com a força de todas as certezas, mas sempre se esquiva a julgamentos. Um Dom supremo que por vezes parece maldição ou feitiço e, aqui, sacrificou uma vida; a do inocente sapo…

    O amor, a crueldade e a paixão andam juntos!? Ou, então parece: O amor sem uma pitada de crueldade é impotente, a crueldade sem o amor é loucura cega e, no derradeiro, ainda fazem com que a paixão não seja efémera. Ah!... Há sofredores! Há sentimentos humanos, teia de paradoxos e absurdos que nos são impressos, desde tenra idade, num coração que nos guia e tudo sofre, porque só assim sabe amar. Então a vida: a espaços um remoinho tumultuoso, perturbadíssimo de afetos e paixões, onde grita furiosa ou chora condoída a dor que cada um sente ou vai sentindo… porque o desamor… ah! esse, nem me falem! É um estupor!... O desamor: a dor do bem perdido ou quase não tido. Como se ampara? Adiar! Adiar a esperança? Como, se o que não se alcança é mágoa que magoa. Porém, quem amarra o ímpeto da paixão, quando o mais belo do mundo é um casal de namorados que se entrega com a vontade toda do mundo todo, como se não houvesse mais mundo!...

    Mas, meus queridos corações bondosos, --porque só estes se apaixonam, sofrem, amam e, por isso vivem--, a narrativa continua:

    Atou as reflexões com o vencelho do temor, ripou da barreira um fiunco para esgarabelhar os dentes e entreter os pensamentos, antes de voltar a olhar para onde supunha o perigo.   Levantou-o: o Rio tocava-o, com a ponta de um dedo de uma mão estendida, por isso passou por cima dos telhados, carregou à direita e disparou-o investigador sobre o bairro do Novainho, depois foi subindo, cautelosamente a inventariar sombras. Carregando à sua direita arreou-o, algum tempo sobre o Banho, enquanto riscava no ar uma tangente sobre a cruz granítica do santo Antão, que como cruz não tem frente ou costas.

    A guarda se descesse seria por ali, de olhos fixos varreu a encosta com acenos de cabeça de leitor, ora para um lado ora para o outro, entre os dois bairros sobre o Tropelar estremeceu: surgiu nas suas costas uma sombra esfalfada pela vida.

    "-- Assustaste-te!  Não me precatabas. Pela aragem a matutar em cuidados?

    -- Não estava a contar e a tua sombra também não correu.

    -- Pois não, o Sol já vai alto e alto faz a sombra piquena.

    Era uma sombra amiga que nada escondia, tinha descido pelo atalho de pé posto ou caminho de rês, junto à casa do Mineiro.

    --Estava a pensar de quando a…, rapariga quase do nosso tempo, ... deitou o sapo à fonte. Sorriram da juventude.

    -- Mais velha, mais velha, já era mulher quando eu… Essa ficou para contar aos netos, mas olha que a maroteira que se descobriu por causa dessa não lhe fica atrás! E, foi feita por um farsola do Rio que era danado para a maroteira e quando se juntava com o irmão. Ui que larau aquele! Que parelha aquela, só lhes dava para a inzonice.

    --Já nem me alembraba dessa? Quase mentiu porque a sua história era outra.



    -- Então por causa do sapo a mina tinha que ser despejada. Um sapo, tem um beneno medonho e é bicho que mete nojo! e isso levava tempo... sentenciou a sombra falante.



    -- Então.

    --Então eu não estou a contar!? Umas semanas antes o Mineiro tinha andado à procura da sua cana...,

    Sabem os leitores o que é uma cana? E, como era esta? Claro que sabem. Mas eu lhes digo: era um casqueiro, inconsútil, melhor dizendo inteiriço, de castanho no fundo, com coisa de quatro a seis braçadas de comprido, onde a enxó e o formão em dias de invernia tinham mordido e roído polpa a fazer caleira. Dos lados umas folhas de forro velhas e leves, com altura de uma mão-travessa, pregadinhas com mil cuidados, sobre elas, ligando-as, três travessas de ripas, uma em cada ponta e uma no meio. Com a armação construída as frinchas eram bem calafetadas com resina de pinheiro ou cola de cerejeira, vedantes ao alcance das nossas gentes, que resistiam à água fugidia que sempre se queria escapar.

    Esta cana, atravessava o vão da pequena ribeira, do Rio para da Freiria, encostada à parte de cima do carreiro, de maio a setembro, ou por aí, porque era desse lado que corria o rego, que nascia na quinta do morgado onde ia beber. Ai estava ela, no ar sem se meter com ninguém, segura por terrões nas pontas, para levar a água ao outro lado, onde ele tinha um acrescento de courela.

    Uma madrugada pegou no sacho, tornou a água no rego veio para baixo atrás dela que corria à sua frente veloz ouviu-a e viu-a a saltar para o ribeiro, voltou acima apressado, encaminhou a água para proveito. Desceu de novo e ficou a pensar o impossível. A cana tinha desaparecido!

    -- Correu seca e meca e nada, depois dizia num desalento abespinhado: "Algum malandro que gostava de fazer maroteiras. Para que se metem com o que esta quedo!? Mas aquilo até seria obra de mais que um!"

    -- Era um bom homem muito metido em si, trabalhador e poupado, não merecia a desfeita. Acrescentou o fugitivo de pouca culpa.

    -- Ele contou, a quem quis ouvir, que procurou por todo o lado, junto deste e daquele, no Rio e nas franjas da Freiria, procurou a quem passava e pelos campos fora. Vasculhou no meio dos milhos, das botelhas, dos painços e até no linho, foi ainda pelos becos e silvados e nada! Seria alguém que estaria muito necessitado de lenha? Desistiu da procura.  Ainda o ouvi dizer, a meu pai, que no inverno, com tempo, faria outra, porque nunca se pode desistir da vida… disse a sombra masculina pensativa a olhar o sol no corpo de duas mulheres que passavam apressadas, acompanhadas por moço de rosto ainda glabro.

    --- Mas a fonte tinha que ser limpa ou não tinha!?

    --Pois tinha, teve, mas os homens, que eram quem fazia esses trabalhos, já tinham os trabalhos planeados, porque bem sabes que há tempos, pelo ano fora, em que os campos chamam de ferroada. Então acordaram que no domingo, no largo, se entenderiam… Porque se a mina tinha que ser despejada aproveitava-se também para lhe raspar as lamas...um sapo, "tem um beneno medonho e é bicho que mete nojo!" e isso levava tempo... As patroas queriam aquilo feito de afogadilho, as solteiras pouco se importavam se fossem mais longe mais se peneiravam, mas as mães é que não gostavam nada, não as tinham debaixo de olho e,  numa casa havia sempre coisas para fazer. O tempo foi passando e as patroas já andavam a servir o caldo sem finezas e a querer espinotear. Até se ouviu dizer que, como os homens saltaram um domingo, as mulheres já segredavam, umas com as outras, que se eles continuassem a enmorrinhar, se calhar, teriam que lhes cruzar as pernas a fazer a cruz do padroeiro para eles não saltarem mais!

    --Entendo, entendo, se Santo André!

    -- Isso é que não! Quando um home é nobo era uma porra f*d*da!... Mas os homens sempre vão cumprindo e no segundo domingo depois da missa, no largo, combinaram os trabalhos para o dia seguinte. Cada casa tinha que mandar um homem ou moço espigado, se houvesse, aquilo era coisa para uma manhã. Todos levariam ferramentas e um punha a junta ao carro de ladranhos postos, porque as lamas delgadas e lamacentas tudo enlodavam não podiam ficar ali, naquele pisar, a emporcalhar tudo…  as lamas eram um mimo nas hortas que também não tinham nojo do sapo hortelão, até agradeciam que este lhe catasse o pulgão e as lagartas comilonas que têm uma bocarra maior que o corpo. Se caiem num repolho, rapaz! Escuta!

    --Estou a ver, estou a ver, ainda seca primeiro o nascente que tu acabas a história!

    -- Bem, a coisa tem que ser bem-feita, ou não? O da junta era o ...não interessa… antes de se despedirem disse: -- porque há sempre alguém que tem que dizer-- rapazes amanhã matamos o bicho ao clarear e juntamo-nos aqui e ala à função. Temos de levar uma candeia de azeite, por causa do cheiro do petróleo. No fundo da mina não se deve ver bem muito menos de manhã a luz é pouca! Depois lembrou-se que era ele que tratava disso porque tinha em casa uma boa.

    A sombra falando, parando a cada passada. Parou ao dobrar a ombreira da porta da casa do Baristo.

    --Então vamos!? Puxava o fugitivo sem culpa.

    -- Cá vamos Lesma. A paciência é uma calma nobre. Todos buscamos o descanso nem que seja lá para diante, mas, por isto ou por aquilo, nunca ninguém o alcançou.

    -- Falas bem a vida são preocupações, esperas e tardanças, trabalhos até dobrados que nos vão derreando e gastando.

    -- O aguilhão da necessidade espeta sempre fundo e ordena-nos: toca a andar! Temos garantido, se não nos levarem antes, o descanso que vem da falta de forças, o outro, com dinheiro ou sem ele, ainda ninguém o apanhou… De pensamento dolente, sem andar um palmo, caminhou com a narrativa.

     “Chegados, o da junta, senhor de maior respeito, tomou na mão a direção da força dos trabalhos. Então será assim: os mais novos que tem o sangue a ferver vão para dentro da mina, de calças bem arregaçadas, com enxadas e pás, para rapar e por as lamas cá fora. O mais gasto toma conta da junta, os outros vão carregando. Deve ter pouca coisa… Que vos parece?” E continuou. “Não podeis entrar com os pés quentes, por cauda do reumático, deixai-os arrefecer.  Acrescentou enquanto abria o boqueiro, a querer fugir. Afastou-se num saltinho.”



    A água explodiu em cachão pela focinheira, nisto ouviram uma pancada seguida de um barulho grave e oco que entoou mina dentro. Disse o mais idoso escorado nas sequelas e na experiência de quem já muito tinha ouvido, embora se dissesse meio mouco:

    “Ó dienho! Pareceu-me barrulho de pau grande a bater na cápea do boqueiro.”

    A junta era velha, mansa e sabedora ficou imóvel a ruminar e ele foi também ver com os demais.

    “Caraito! Olha aqui a cana do Mineiro!” Exclamaram em golfada de olhares de espanto, ninguém conseguiu segurar a curiosidade naquela roda.

    “Há quanto tempo estará aqui? Alguém perguntou. Todos iam para mandar palpites.

    Interrompeu-os a todos com um pigarrear, trémulo e enjangado, e sentenciou o mais idoso.

    “A essa até eu respondo de olhos fechados… Está cá desde que a cá botaram!” Riram-se todos do dito e, mais ainda do como foi dito. São pessoas assim que alegram as tristezas do mundo e sempre trazem incompletude à expressividade da escrita.

    “Desde sempre.” E continuou num vagar sem pressas. “Isto foi trabalho de mochos, durante o dia não se atreveriam. Aquilo botaram-na cá com jeitinho a deslizar sobre a laje do boqueiro, depois empurraram-na pondo-lhe as mãos no rabo e lá foi ela como um barco pequeno, a cortar a água. Deveria parecer uma grande leirõa de cabeça de fora a mudar de margem enquanto escorregava para o fundo da mina. Depois como tem uma boca em cada lado, a água foi entrando levando-a, para o fundo, onde caturrou e foi ficando adormecida no pequeno pego do remoinho da fraca nascente até nos vir falar, e tudo por causa de um namoro!

    Olhai para o que eu digo, mesmo que olhassem com atenção no escuro ela nunca foi sombra nem vulto e, assim ficou queda a empertigar este tempo todo. Quer-se dizer: como só tiravam canecos, ou cântaras de meninas, de água pouco a pouco, um agora outro depois, nunca foi puxada. Por isso está cá desde que a cá botaram! de certeza que na sua preocupação veio aqui procurar, mas só espreitou de cabeça esticada não se botou à água. Encontrou-a molhada!”

    Fechou-se num silêncio e tossicou, esperando o nada ou o tudo, porque a idade fala muda: quem a tem já aprendeu que a razão tem manias e, ora cega, ora alumia. 

    O da junta acrescentou o que todos pensaram, numa obediência e anuência muda:

    “Faz sentido… Não vale de nada chamá-lo. O tempo já amenizou a dor da perda, os problemas de um homem são sempre muitos para uma cabeça só.

    “só os problemas do coração é que não vão.” Suspirou o mais idoso. Fitaram-se pensativos.

    O da junta pegou na palavra suspensa: “Vamos puxa-la. Usamos a junta mais as cordas com um nó de pedreiro, para não nos engaldraparmos todos, e pescamo-la aqui para largo. Agora escorrega como uma enguia e pesa que nem chumbo morto, está bêbada de todo, depois de escorrer já pesa menos. No final botamo-nos a ela e levamo-la, por todos até lha colocamos no lugar, ele depois afina-a, adiante.”

     “O que o homem correu, que canseira e nada! É por debaixo do nariz que os olhos nos são mais falsos!” Disseram, menos o da junta e o mais idoso que agora meditava silêncios sem pressas para saborear a vida...

    Vivemos intensamente alguns momentos, por nos sabermos sabedores de que não há como repor o que o tempo já nos tirou e, nos vai tirando. A cana onde a vida corre--começa por um aí dorido e acaba num derradeiro traque-- todos somos o nosso passado.

    Passam os passos, só perdura a memoria que traz movimento ao tempo, criando o antes e o hoje, e, a essência que vai ficando em amanhãs: a árvore, de vida longa, que se plantou; a descendência que se gerou e botou ao mundo, mais o que se semeou no coração de outros....  



    (mo. Continua)

    DSLC
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: A caçada o roubo da Cana (novembro/ dezembro 2015) Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo