• Nós por Cá

    sexta-feira, 11 de março de 2011

    A Freguesia de Jou

    FOTO: Cristina Serôdio

    Situada num planalto onde tem ponto de passagem a estrada regional 314 que estabelece a ligação entre Murça e a cidade de Chaves, Jou pertenceu, até à reforma administrativa de 1835, ao extinto concelho de Carrazedo de Montenegro, e a partir de então foi integrado no concelho de Valpaços, do qual foi desanexado por decreto real de 26 de Setembro de 1895, passando em definitivo para o concelho de Murça.
    Esta povoação, juntamente com os seus populosos bairros é considerada a maior do concelho.
    A antiga freguesia de Stº André de Jou era curato anexo à reitoria de S. Pedro de Vales, da apresentação do reitor do termo de Chaves, tendo mais tarde passado a vigaria e freguesia independente.


    No campo histórico-cultural referimos as ruínas de um antigo castelo e de uma necrópole que constituem um importante conjunto arqueológico. Em tempos em Jou existiu uma banda filarmónica, Misericórdia, bombeiros voluntários, grupo folclórico e um importante grupo desportivo.
    Além da Igreja Matriz há ainda um Santuário com uma capela onde anualmente, no último domingo de Julho, se realiza uma importante festa em honra de Santa Isabel.
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: A Freguesia de Jou Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo