• Nós por Cá

    sexta-feira, 11 de março de 2011

    Tradição e tradições... o que o tempo não apaga

    “Cada roca seu fuso, cada terra seu uso”, tal como diz este provérbio cada terra (aldeia) tem seus usos, costumes e tradições.
    A freguesia de Jou não foge a essa regra, podemos referir em relação a esses parâmetros os jogos populares (malha, jogo do galo, jogo do cepo); os casamentos que se realizam no Sábado “gordo”; a serrada da velha que é numa quarta ao meio da Quaresma; a queima do velho (espantalho) na passagem de ano; o acender a fogueira na rua ou num largo na noite de consoada e de passagem de ano; a matança do porco; a desfolhada do milho; os bailes nas eiras.
    Estes são usos, costumes e tradições que levam a aldeia de Jou a entranhar-se nos seus antepassados. A freguesia de Jou é o que é, dividido a esses antepassados que lhe configuraram muitas das características que hoje se presenciam, deles se fez a história desta aldeia. Por essa razão, Jou através da Associação Cultural (ACDS) tem tentado manter vivo esses antepassados para que não fiquem esquecidos na memória desta terra e desta gente.

    Os Casamentos


    Os casamentos são feitos à noite por ter três ou mais elementos do sexo masculino, colocando-se nos pontos altos da aldeia com grandes funis, então a “alto e bom som”
    atribuem a cada rapaz casadouro uma rapariga. Parte do enlace (fictício) é falado em verso. Assim no Sábado “gordo”, (Sábado anterior ao Domingo de Carnaval), todos os rapazes e raparigas solteiros da aldeia ficam casados, é claro de forma fictícia.

    Serrada da Velha


    A serrada da velha é feita à noite quando as pessoas se encontram dentro de casa. Um grupo de pessoas juntam-se e pegando em objectos de lata vão percorrendo as ruas da aldeia. Quando encontram uma casa em que lá mora uma senhora que já é avó, com os objectos de lata começam a raspar nas portas ou nas paredes. Então alguém diz:
    _ Serra-se a velha._ responde outro:
    _ Quem será ela.
    _ É a Sra. Maria (por exemplo) que é a mais velha.
    Desta forma se vai serrar a velha na aldeia pela noite fora.

    Queima do Velho

    A queima do velho simboliza a morte ( fim) do ano que acaba de terminar, por isso é realizada na passagem de ano a quando a torre bate as doze badaladas. Transportando o velho para a rua (feito anteriormente) ata-se-lhe fogo. Quem presencia a tal acto como forma de brincadeira grita em altos brados a “morte” do velho (boneco de palha).
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Tradição e tradições... o que o tempo não apaga Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo