• Nós por Cá

    segunda-feira, 30 de março de 2015

    O último ferrador da freguesia


    Possivelmente mais uma imagem para a história da freguesia de Jou, hoje dá-mos a conhecer o último ferrador da freguesia, o nosso conterrâneo “Beto”.
    Ferrador profissão das mais antigas muitas vezes com oficinas onde se encontrava a forja onde se faziam os diferentes moldes para cascos de mulas, cavalos, e burros. Escolhido o tipo de ferradura de acordo com a variedade do terreno a pisar e com as características do animal, este era colocado para ser ferrado numa armação de madeira apropriada à tarefa e a que se chamava "Tronco". 
    Não se sabe ao certo quando surgiu a ferradura por falta de dados históricos, mas sabe-se que ela apareceu para evitar o desgaste nos cascos dos animais já que estes se tornaram indispensáveis ao trabalho do homem.

    Para maior segurança prendia-se os beiços do animal com um instrumento a que se dava o nome de "aziar". O ferrador preparava os cascos com os desbastes precisos para ser colocada a ferradura com "cravos" batidos a martelo. 

    Utensílios do ferrador 

    Os ferradores não necessitavam de muitos utensílios para fazerem o seu trabalho. Usavam:


    TURQUÊS: Ferramenta com dois braços e uma boca de corte para arrancar a ferradura e os cravos e para cortar o casco do animal. Serve também para cortar os bicos dos cravos que são pregados para segurar a ferradura depois de rebitados com a mesma turquês.


    FORMÃO: Para aparelhar o corte de casco do animal.


    MARTELO: Para pregar os cravos e arrebitar os mesmos.


    CRAVO: Espécie de prego de forma alongada e aspecto particular que serve para ajustar as ferraduras ao casco.


    FERRADURA: banda metálica mais ou menos larga e comprida, encurvada sobre as sua espessura, em forma de arco de ponte, tendo oito cavidades quadradas piramidais na face inferior chamadas craveiras, onde se alojam as cabeças dos cravos
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    7 comentários:

    1. Força Beto..! (Um abraço

      ResponderEliminar
    2. O que se aprende nunca se esquece

      ResponderEliminar
    3. Ainda agora estava a contar às minhas amigas como era a Páscoa em Jou!

      ResponderEliminar
    4. Bom trabalho ......feliz Pascoa

      ResponderEliminar
    5. Bento como é bom saber que continuas com essa bela profissão, não deixes morrer essa arte que o teu pai te ensinou. Foi um excelente homem, o recordo com saudades. Beijinhos grandes e feliz Páscoa para ti e toda a família.

      ResponderEliminar
    6. Olha o nosso Beto ,,,ainda me fazes lembrar os tempos antigos,,boa coragem e boa comtinuaçao ,,,bjss

      ResponderEliminar
    7. Não será excessivo dizer-se o último ferrador conterrâneos? Pois, ainda está no pleno da suas funções, podendo até transmitir os seus conhecimentos. Vamos antes dizer o único!

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: O último ferrador da freguesia Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo