• Nós por Cá

    sábado, 25 de dezembro de 2004

    Apoiar é preciso

    Associação para o Desenvolvimento das “Terras de Jou”, quer combater falta de auto-estima dos produtores e alerta que: Na Freguesia de Jou, concelho de Murça, por iniciativa de alguns conhecedores da realidade local, tendo em conta as características regionais, bem como o facto desta ser uma freguesia com uma significativa actividade agrícola, foi criado em Maio de 2003, o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural das Terras de Jou, órgão que funcionou na fase de integração para a recém criada Associação de Desen-volvimento das Terras de Jou.
    Ana Roque, coordenadora deste projecto, recebeu O JOUENSE, a quem fez o ponto de situação, onde começou por referir que “o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural das Terras de Jou, começou por realizar um estudo de análise e de diagnóstico do quadro territorial, económico, social e demográfico das terras de Jou, o que nos permitiu detectar a situação um pouco debilitada, ou seja, debruçamo-nos sobre o quadro agrícola e agro-pecuário, onde verificamos que as pessoas estão num sector um pouco descapitalizado”.
    Segundo a responsável deste projecto, este estudo, permitiu concluir que “as pessoas que trabalham estas terras, são acima de tudo pessoas reformadas, idosas e com um quadro familiar pouco favorável à prática de novos investimentos na agricultura, daí, surgiu a oportunidade de se poder reunir uma série de valências que existem na nossa freguesia, mas que não estão a ser aproveitados”.
    Tendo em conta os resultados desta análise, Ana Roque acrescenta que “as pessoas têm o saber fazer, mas não têm instrumentos e, é isso essen-cialmente, que esta associação quer proporcionar”.
    Esta conhecedora da realidade local, menciona que “é localmente, sentindo o passado, o presente e aliar o futuro muito mais promissor que devemos agir. Para que as pessoas que hoje têm meia-idade, possam num futuro próximo, ser os professores da geração mais recente, que realmente poderá trabalhar este saber.”
    Questionada sobre quais os destinatários que se pretendem abranger, com a criação desta associação, Ana Roque refere que “esta associação das Terras de Jou, ultrapassa a freguesia de Jou, abrangendo também freguesias dos concelhos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Murça. No entanto, acima de tudo, nós queremos proporcionar um meio de emprego para todas as faixas etárias da região”.
    No entanto, Ana Roque refere que o “facto de as Terras de Jou ter uma agricultura praticada em minifúndio de poli-cultura, aí essa poli-cultura, assume uma impor-tante relevância, pois não se cinge só a um produto mas a vários”.
    Segundo a coordenadora, um dos objectivos claros desta associação, é apostar na “união de pessoas e saberes de forma a criar uma marca certificada, de modo a que no final de cada ano, se realize uma mostra de produtos das Terras de Jou, produtos com qualidade”.
    Para além desta associação pretender ser um meio dinamizador no meio local, Ana Roque salienta que “com esta associação, também se proporcionará a criação de emprego”.
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Apoiar é preciso Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo