Jou, por época do Outono vê os seus soutos transformados com as cores rudes da castanha e do castanheiro.
O Castanheiro é das folhosas que mais se vê por terras transmontanas.Paisagisticamente, a freguesia de Jou conjuntamente com a de Carrazedo de Montenegro é por excelência dominada por castanheiros.
O castanheiro é uma espécie que desde sempre tem convivido muito bem com os agricultores.
A árvore do castanheiro é bastante rentável, visto que, não leva tratamento de produtos químicos, a não ser que esteja doente. Também não dá, muito trabalho aos agricultores, uma vez que só necessita de ser lavrado uma vez por ano, no máximo duas. Ao lavrar os castanheiros não se devem utilizar arados grandes, para não penetrarem nas raízes, pois podem ser danificadas e provocar doenças no Castanheiro.
A castanha ocupa o primeiro lugar nas exportações de fruta nesta região.
O ouriço do castanheiro foi tomado como um dos símbolos da freguesia de Jou pela sua importância económica, social e paisagística, sendo que estão presentes no brasão de Jou.
A castanha das terras de Montenegro, no qual Jou também faz parte, foi denominada com o certificado de denominação de origem.
A castanha produzida na freguesia de Jou é denominada longal e judia, possuidoras de um óptimo sabor, muito apreciado por aqueles que têm o prazer de as comer, sejam elas cozidas ou assadas.
No concelho de Murça, Jou é, por excelência, a terra da Castanha.
Nos últimos anos os castanheiros têm sido fustigados pelas doenças da tinta e do cancro, as quais são responsáveis pelo desaparecimento de milhares de castanheiros em Trás-os-Montes. A aldeia de Jou não tem escapado a essa situação, vários são os soutos dizimados, devido ao poder destrutor dessas duas doenças.
A doença do ‘cancro’ existe desde o ano de 1988. Existem dos tipos, o mais conhecido é o cancro Americano, que afecta a parte aérea do castanheiro. A propagação da doença pode acontecer através da enxertia e da poda, se não forem lavados os utensílios com lixívia, após terem sido utilizados em castanheiros infectados.
Quando o castanheiro é infectado pelo cancro deve-se cortar os ramos infectados e colocar-lhes na zona em que o corte foi efectuado, uma solução química de cobre.
A doença da ‘tinta’ surge devido a práticas culturais e ambientais. Esta doença afecta as raízes do castanheiro. Os fungos (cogumelos) que às vezes aparecem nos soutos são muito importantes pois ajudam na protecção da árvore.
Opinião de Cristina Serôdio
0 comentários:
Enviar um comentário