• Nós por Cá

    segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

    Para uma alimentação saudável

    É do conhecimento de todos nós, que tudo aquilo que ingerimos se reflecte na nossa saúde, chegando até a admitir-se que somos aquilo que comemos. De facto, diversas doenças como a diabetes, obesidade, arteriosclerose, enfarte do miocárdio e acidentes cérebro-vasculares, podem ser evitadas se ao longo da vida levarmos um estilo de vida saudável que passa obrigatoriamente por bons hábitos alimentares.
    A roda dos alimentos encontra-se dividida em grupos com tamanhos diferentes, em que cada grupo reúne alimentos com propriedades nutricionais semelhantes, e os tamanhos especificam as porções diárias recomendadas.
    Uma alimentação equilibrada deve ser completa, contendo uma quantidade de alimentos de modo a satisfazer as necessidades; contrabalançada, ou seja a quantidade de alimentos deve ser compatível com o peso; variada, contendo alimentos dos principais grupos discriminados na roda dos alimentos, e dentro de cada grupo devem escolher-se os alimentos com menor teor de açúcar e gordura; fraccionada, fazendo 4 a 5 refeições por dia. Concisamente, a alimentação deve ser adaptada às necessidades de cada um, visto que depende da dimensão do corpo, do género, da idade e de uma forma geral do estado fisiológico, ou seja a situação do corpo e das suas funções vitais (se está em crescimento, gravidez, 3ª idade…)
    Finalmente, deixo algumas regras gerais de amplo consenso para uma boa alimentação:
    Beber pelo menos meio litro de leite por dia, ingerindo cálcio;
    Incluir fruta pelo menos duas vezes por dia, e produtos hortícolas (couve, alface, cenoura…) duas ou mais vezes por dia;
    Consumir peixe pelo menos com igual frequência do que a carne;
    Consumir cereais pouco refinados, ou seja favorecendo os cereais integrais, que juntamente com as batatas devem ser a base da alimentação. O açúcar deve ser reduzido;
    Consumir pelo menos duas vezes por semana leguminosas secas (feijões secos);
    Moderar o consumo de gorduras em geral.

    Estas simples recomendações, aliadas à actividade física, podem contribuir para o início de uma vida mais saudável.

    Sandra Freitas (Eng. Alimentar)
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Para uma alimentação saudável Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo