Nos dias 24, 25 e 26 de Julho decorreram as festas de Santa Isabel, no santuário desta mesma Santa.
No dia 24 (Sexta) houve a actuação do grupo musical “ Sons da Terra”. A noite encontrava-se fresquita e a população esteve pouco presente e em pequeno número.
No dia seguinte pela parte da manhã, houve a tradicional feira, onde se realizou o concurso de pecuária.
Durante a tarde foram entregues os prémios aos vencedores do concurso, sendo atribuídos alguns dos prémios a animais de Jou.
Em seguida, deu-se inicio à luta dos galos, mas estes pareciam que não eram a favor da violência, pois não estiveram com muita vontade de andarem à bulha um com o outro. Houve ainda chega de Bois, estes tais como os galos, também não quiseram guerra, não se chegaram um outro e por isso não se assistiu a grande espectáculo.
O arraial começou com a actuação do grupo de cantares “ Mar de Pedra”, que entusiasmou as pessoas menos jovens com as cantigas tradicionais, de seguida actuou o grupo musical “Morangos doces” que encantou a malta mais jovem. Foi um arraial com muita gente. Os últimos anos, foi o que teve mais gente, o tempo e o dia também o permitiram.
No dia 26 (Domingo), de manhã, foi tempo de descansar e ganhar forças para o grande percurso da procissão que se realizou na parte de tarde pelas 16h30m. Teve o seu início na Igreja e rumou ao Santuário, composta por 14 andores, duas bandas de música, um grupo de bombos e por pessoas que representaram as figuras bíblicas. Após a chegada ao Santuário, as pessoas recuperaram o fôlego e foi celebrada a Santa Missa, quando esta terminou foi efectuado o tradicional leilão.
À noite actuaram duas bandas, Banda Marcial de Murça e Banda Musical do Briço, tendo-se seguido a vez do grupo musical “Renova-ção”.
Face a estas festividade os jouenses que se encontram espalhados pelo mundo e pelo nosso país regressaram, não quiseram deixar de estar presentes nesta que é a festa de todos nós.
Cristina Serôdio
0 comentários:
Enviar um comentário