• Nós por Cá

    segunda-feira, 24 de outubro de 2011

    Normando Alves: “Não são de pedras estas casas, mas de mãos…”


    Numa altura em que a dinamização associativa marca as conversas na Freguesia, o TERRAS de JOU fala hoje de um jouense que é uma marca do associatismo regional.
    Hoje fazemos uma curta viagem até ao vizinho concelho de Valpaços, onde em Vilarandelo, o jouense Normando Alves é notícia, pelo trabalho e dedicação que tem desenvolvido em prol de uma instituição local.
    Normando Alves é membro da Direcção da Casa do Povo de Vilarandelo há 34 anos e Presidente da Direcção há já 14, onde é o rosto de um trabalho solidário de referência na região.
    Esta é uma instituição "ímpar" da Freguesia de Vilarandelo. Revitalizada na década de sessenta, do século passado,  pela mão de José Ribeirinha Machado, acompanhado por um pequeno grupo de homens e mulheres de elevado espírito solidário, é hoje uma IPSS de prestígio, que presta à comunidade relevantes serviços de índole diversa.
    Após a sua fundação e em tempos muito difíceis começou por servir a “sopa dos pobres” feita em potes de ferro, aos mais carenciados. Todos estes anos tem pautado a sua actividade em prol da cultura, do desporto e das áreas social e da formação profissional.
    Na área social, que é sem dúvida a “jóia da coroa”, com várias valências, como, Jardim Infantil com creche e pré-escolar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário a Idosos, Centro de Acolhimento Temporário para crianças em risco e um Lar de Idosos.
    No Desportivo, apoia o Grupo Desportivo que, nesta fase se dedica apenas à prática do Futsal, juvenil e sénior.
    Em termos cultural, a casa do Povo de Vilarandelo aposta com apoios diversos, nomeadamente, à Banda Musical, cuja fundação remonta ao Século XIX; O Rancho Folclórico, fundado em 1966, com participação em diversos festivais realizados de Norte a Sul do País e também no estrangeiro, e organiza anualmente um Festival de Folclore de âmbito Nacional; Publicação de um jornal, O ARAUTO, distribuído gratuitamente pela comunidade residente e emigrantes espalhados pelo mundo, com tiragem bimestral;
    No entretenimento apoia o Grupo de Carnaval “OS MALTESES” que anualmente organiza o corso carnavalesco, com características regionais deveras interessantes, fruto de uma imaginação poderosa e duma habilidade incontestáveis, que resulta num brilhantismo exemplar. O melhor Carnaval transmontano.
    Hoje a Casa do Povo de Vilarandelo, coordenada por Normando Alves, conta com 70 funcionários em todas as suas valências, aposta cada vez mais na qualidae dos serviços que presta, além da vila de Vilarandelo, em todas as freguesias circunvizinhas: Alvarelhos, Barreiros, Ervões, Santa Valha e Sonim.
    Para além das suas funções na Casa do Povo de Vilarandelo, Normando Alves  é uma voz activa na freguesia que adoptou como sua, onde desempenha as funções de Presidente da Assembleia de Freguesia de Vilarandelo.
    Para este jouense, que nunca esquece a nossa freguesia e faz questão de a visitar sempre que lhe é possível “não me arrependo de fazer bem aos outros, neste voluntariado que me preenche e me dá alento para continuar”.
    Normando Alves deixa um apelo a todos os nossos leitores “FORÇA JOUENSES! DESENVOLVAM A NOSSA FREGUESIA…
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    3 comentários:

    1. É seguramente destes bons exemplos que se constrói um mundo melhor, afinal tal como escreveu Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”. Força Sr. Normando Alves

      ResponderEliminar
    2. A solidariedade é assim! Deve-se praticar o bem sem esperar contrapartidas!... Apenas pretendemos a amizade e o carinho das crianças e idosos para os quais trabalhamos!... Obg.

      ResponderEliminar
    3. Sem duvida que o Sr. Normando é bom exemplo para sociedade, é de pessoas como o senhor com caracter, cheio de dinamismo que necessario para actualidade. Parabéns por essa grande instituição que criou.

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: Normando Alves: “Não são de pedras estas casas, mas de mãos…” Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo