• Nós por Cá

    sábado, 15 de outubro de 2011

    Televisão Digital Terrestre já chega a Jou

    Foi instalada na serra da Padrela o equipamento que permitirá aceder ao novo serviço de televisão designado TDT – Televisão Digital Terrestre. 
    Assim no canal 56 e na frequência entre os 750-758 MHz este emissor possibilitará a que os jouenses, já a partir de Janeiro de 2012, possam receber o sinal de televisão terrestre. Se reside na Freguesia de Jou deve assim orientar a sua antena para a Serra da Padrela, em direcção a Vreia de Bornes ou como alternativa para a Serra do Alvão onde a Portugal Telecom instalou igualmente um equipamento para servir a região.
    Actualmente, quem vê gratuitamente os 4 canais de televisão (5 nos arquipélagos), recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico. Esse sinal analógico vai ser substituído muito brevemente por um sinal digital, pela Televisão Digital Terrestre, ou só TDT. Ou seja, para continuar a ver esses 4/5 canais vai ter que mudar para a TDT. A mudança para a TDT é assim obrigatória. Se não tem Televisão paga e não mudar para a TDT vai deixar de ver esses canais. 
    A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão "tradicional"). 
    A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e estabeleceu um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica. 
    A Portugal Telecom ganhou o concurso lançado pela ANACOM e instalou a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com Televisão Digital. A partir da data de desligamento (switch-off), o utilizador da televisão "tradicional" necessita obrigatoriamente de dispor do equipamento apropriado à recepção do sinal digital para continuar a ter acesso aos canais nacionais de televisão em sinal aberto. 

    Instruções de instalação válidas a cobertura TDT na Freguesia de Jou: 

    • 1) Verifique se a sua instalação (antena e cablagem) está preparada para TDT. 
    • 2) Oriente a sua antena para o emissor Padrela ou Serra do Alvão, Vila Real. 
    • 3) Verifique se o seu equipamento (TV ou descodificador) é compatível com a norma TDT MPEG-4/H.264. 
    • 4) Sintonize o seu equipamento num dos seguintes canais da Banda UHF: o A) Se a sua antena estiver orientada para o emissor Padrela, o canal a sintonizar é o 56 (750-758 MHz). o B) Se a sua antena estiver orientada para o emissor Serra do Alvão, Vila Real, o canal a sintonizar é o 56 (750-758 MHz). 

    Para quem desejar obter mais informações, envie a sua questão para terrasdejou@gmail.com
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    8 comentários:

    1. Imagino que ponderemos utilizar a tdt antes día 20/01, não é assim? O día 20 será o apagão analagico.

      ResponderEliminar
    2. na minha opinião e numa freguesia com uma taxa de idosos tão elevada, algumas organizações locais com obrigações no que respeita a defesa das nossas populações, deveriam promover mais informação sobre este tema,.

      ResponderEliminar
    3. Maria Ermelinda Garcia15 de outubro de 2011 às 13:55

      Ja è costume nao haver cpbertura 100%.Eu ja agora fazia um pedido que as operadoras de telemovel instalem antenas porque a cobertura é minima,quase tem que se andar com gps a procura de rede!!!Obrigados!!!

      ResponderEliminar
    4. Maria Ermelinda Garcia15 de outubro de 2011 às 14:24

      Concordo consigo João deviam sim preocupar-se com dar mais informacoes e nao só,dar mais atençao aos problemas dos idosos quais sao a suas carencias....etc,etc!!!

      ResponderEliminar
    5. Em França e Espanha por exemplo já há TDT há 4, 5 anos e em algumas zonas remotas só tem aceso a TDT via satélite ainda hoje em dia. Como sabem também é possível ter a TDT via satélite. Não seria nada surpreendente que dia 21/11 zonas como Mascanho ou Penabeice não tenham cobertura digital, somente espero que a PT não se esqueça das pessoas apesar de poucas proporcionalmente aí pais. Mas no que diz respeito a este assunto fico muito triste que o governo etc... Atuem poucos meses antes do switch off analógico e não tenhamos uma transição suave do analógico ao digital como aconteceu na maioria da EU. Mais uma vez tudo na ultima da hora e a pressão...

      ResponderEliminar
    6. Ainda esta semana tive conhecimento de uma situação na nossa freguesia que me deixou preocupado, aliás muito preocupado.
      Uma família que para além das poucas / fracas condições que tem na habitação, inclusive sem wc, está a atracvessar um mau momento. Pelo que já apurei e se não fosse a boa vontade de alguns vizinhos já estariam a passar fome.
      Estou certo que este tipo de famílias nem se quer estão preocupadas com a tdt, será que têm televisão

      ResponderEliminar
    7. Desconhecia João, efectivamente não é normal e só posso louvar os nossos vizinhos que estão a ajudar essa família. Mas já que falas nisso, também podemos falar de Jou e os seus 3500 habitantes 20 anos atrás e no ultimo censo eram 650... Onde estão a maioria dos filhos e netos de Jou? Ahhhh pelo mundo fora...a procura de quê?...Enfim todos os temas que podamos aqui expressar, TDT, situações sociais, organização administrativa, etc e etc... É como um rio vai tudo bater ao mesmo sítio... Oxalá a nossa geração possa fazer algo por pequeno que seja para mudar de rumo.

      ResponderEliminar
    8. A informação sobre o TDT tem a validade que têm. O que preocupa as gentes da nossa terra, não é se o sinal é analógico ou digital, isso nada lhes diz. O que os preocupa é uma aldeia envelhecida porque os jovens não encontram lá meios de sub...sistência, o que os preocupa é a não existência de um centro de dia (no mínimo) que lhes dê apoio na velhice e na falta de familiares proximos, etc, etc,etc.
      A pergunta é "o que fazer?" "quem pode reverter esta situação?"
      Os organismos locais não têm capacidade financeira para resolver estas situações complexas, esta é a minha opinião. Mas se cada um de nós for dando sugestões ou alertando para os problemas, certamente que essas organizações estão atentas e tentarão ir de encontro às necessidades da população.

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: Televisão Digital Terrestre já chega a Jou Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo