• Nós por Cá

    domingo, 5 de fevereiro de 2012

    Cristina Serôdio: “Coração de Vento” exprime sentimentos


    A Jovem poetisa natural de Jou, concelho de Murça, apresenta o seu primeiro livro de poesia, intitulado "Coração de Vento".

    "A vida é uma constante poesia, declamada pelos mais ilustres poetas (NÓS)” é com esta certeza e entusiasmo, que Cristina Serôdio, classifica o seu primeiro trabalho bibliográfico.
    Em declarações ao TERRAS de JOU, a poetisa referiu que “este livro é baseado sobretudo nos sentimentos que sinto, bem como em tudo aquilo que me rodeia. A interpretação das diversas situações do nosso quotidiano, foi um pretexto para que no papel começa-se a escrever o que me ia na alma e no coração”.
    Abordada sobre os sentimentos que a levaram a escrever esta obra, Cristina Serôdio mencionou que “existem coisas na nossa vida, que as palavras não contam, temos dias na semana em que as novas ideias não nos faltam, temos horas na vida que os relógios não marcam, temos pessoas que o tempo não afasta (…) tudo isto, para dizer que a nossa existência é marcada pelos sons mais silenciosos e eloquentes, a vida”, acrescentou a autora com um sorriso esplendoroso.
    Questionada sobre como surgiu o título “Coração de Vento”, a autora diz que “foi desta estranha forma de vida. Julgo que o título desta obra, prende-se com as circunstâncias, e também pelo facto de considerar que tudo aquilo que nele escrevi, é leve, chegando em muitos casos à reflexão da existência da própria vida, pois temos que viver a vida tal como ela o é, e não como gostaríamos que ela o fosse”.
    A jovem poetisa, encara a publicação desta obra como um desafio e, refere pensar “ter reunido uma compilação com cerca de setenta poemas, congregados nesta minha primeira obra, onde tento retratar o amor, a alegria, a angústia, o sofrimento, a dor, mas tenho a convicção que todos os poemas estão transbordados de esperança”.
    Interrogada sobre qual o poema que prefere, a autora diz gostar de todos pois “cada um exprime um sentimento diferente”, contudo, elege os poemas “Sonhos” e “Pai”, como os seus preferidos. Cristina Serôdio, cresceu num pequeno bairro da freguesia de Jou, onde reside e mantém os seus laços familiares. Ali cresceu e aprendeu a valorizar as “coisas da vida”. Neste cenário, de fundo as titânicas serras da terra fria, embaladas pela sombra dos duradouros soutos, surge este livro, o primeiro da autora.
    Cristina Serôdio, salientou ao TERRAS de JOU, que esta compilação apareceu no momento certo da sua vida, “pois depois de tantos anos a escrever, é muito gratificante podermos partilhar com os outros, todos estes poemas expressivos” e dignos de uma leitura atenta.
    A autora pretende ainda, que com a publicação deste livro intitulado “Coração de Vento”, colaborar para que os leitores se sentirem “mais livres, mas sobretudo que se identifiquem com alguns dos sentimentos nele transcritos, verdadeiros retratos de uma vida ressentida”.
    Cristina Serôdio, referiu ao TERRAS de JOU que a apresentação e realização desta publicação, “um dos meus maiores sonhos”, surge “graças ao desafio de alguns amigos, e não poderia deixar de referir em último lugar, até porque os últimos são sempre os primeiros, ao jornal Linha do Douro, que apoia esta edição”.
    Desta forma, Cristina Serôdio, espera que os amantes da poesia aproveitem esta oportunidade de adquirir esta obra, um autêntico “Coração de Vento”, pois para ler e gostar, é só começar.
    • Comentários
    • Comentar via Facebook

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Item Reviewed: Cristina Serôdio: “Coração de Vento” exprime sentimentos Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo