Dez distritos de Portugal Continental estão, até sábado, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e os restantes oito em amarelo, devido à persistência de baixas temperaturas, informou esta quarta-feira o Instituto de Meteorologia.
Em aviso laranja estão, até às 08:59 de sábado, os distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Leiria, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.
O Instituto de Meteorologia prevê até sexta-feira acentuada descida da temperatura no Continente, sendo que pelas TERRAS de JOU são esperadas temperaturas a chegar aos -5ºC com a máxima a oscilar até aos 6ºC.
Os alertas do INEM
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou um alerta para os cuidados a ter com a vaga de frio.
No topo das preocupações do INEM, os riscos de hipotermia devido à exposição prolongada a baixas temperaturas. Idosos e crianças são grupos particularmente vulneráveis.
O INEM aconselha utilização de roupa quente e boa alimentação e aconselha atenção a sinais de aviso como tremores, sonolência ou apatia.
Existe também o risco de queimaduras pelo frio, que atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, queixo, dedos das mãos e pés. Sensação de formigueiro, pele demasiado branca ou acinzentada são sinais de alerta.
O INEM aconselha o contacto com o 112 perante este tipo de casos.
Fica ainda o alerta com os cuidados a ter com a utilização de aquecedores e lareiras para evitar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono.
0 comentários:
Enviar um comentário