• Nós por Cá

    quinta-feira, 25 de novembro de 2010

    PENABEICE: Demolição de uma casa

    A Câmara Municipal de Murça com a colaboração da Junta de Freguesia de Jou, procedeu à demolição de uma habitação em Penabeice.

    A localização de Penabeice, entre as serras que a cercam, a existência de uma praia fluvial, e a aposta cada vez mais forte e notória dos emigrantes, em particular, na construção de habitações, tem provocado uma nova procura por este lugar recatado na freguesia de Jou.
    A Câmara Municipal de Murça, mais uma vez atenta a esta realidade, tem procurado, juntamente com a Junta de Freguesia de Jou, melhorar as condições da aldeia em questão. A habitação em causa, uma doação por parte da família Palheiras, foi agora demolida pelos serviços técnicos do município.
    Apesar da demolição efetuada advertir para gastos de limpeza significativos, a Câmara Municipal de Murça incumbiu-se, mesmo assim, em envergar a mesma para que o largo central de Penabeice seja requalificado, dando uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes e uma nova imagem à aldeia.
    A assistir aos primeiros trabalhos de demolição esteve o Presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, o Vereador Eduardo Lopes, e o Presidente da Junta de Freguesia de Jou, Carlos Silva, que se certificaram que os trabalhos decorrem com normalidade.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comentários:

    1. Com alguma tristeza vi o monte de escombros daquela casa que continua a povoar as minhas recordações de infância. Pertença de uma família que me foi muito querida guardou longos anos de memórias nas suas paredes esburacadas e rudes. Todas as janelas davam para a rua e delas o senhor Joaquim e a senhora Ana Panheiras observavam os que passavam e conversavam durante as longas e quentes tardes de verão.
      Falecidos, estes, os descendentes ditaram a sua sorte: abandono. E esta casa que outrora respirava alegria, labuta, deu lugar a um matagal de silvas que foram crescendo no seu “quinteiro” e estenderam os seus longos e ásperos braços pelo varandim que ligava todas as divisões da casa.
      A saudade enverga agora o seu fato domingueiro e vagueia na calçada da rua, naquele largo inacabado, onde a nostalgia da partida de uma velha casa salpicada de sonhos transformados em escombros, deu vida a festas dos habitantes da pequena aldeia.

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: PENABEICE: Demolição de uma casa Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo