• Nós por Cá

    sábado, 9 de abril de 2011

    Assinado contrato de financiamento para a recuperação do Santuário de Sta Isabel

    A Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), assinaram com a Fábrica da Igreja Paroquial de Jou, um contrato de financiamento que recentemente foi aprovado para a realização de obras de recuperação no Santuário de Santa Isabel, localizado nesta freguesia do concelho de Murça.
    O processo de candidatura, efectuada ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva - Subprograma 2, foi apresentado, pela Paróquia de Jou, ficando a cargo dos serviços técnicos da Câmara Municipal de Murça a elaboração do projecto e demais procedimentos. O montante comparticipado da obra ascendeu a 38.622,07 euros para uma comparticipação global de PIDDAC, na percentagem de 60%, a que corresponde ao valor de 23.173,24 euros.
    A cerimónia simbólica de formalização do contrato de financiamento aconteceu no passado dia 3 de Abril, e foi presidida pelo Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, que manifestou aos presentes a sua satisfação salientando que “estais a fazer deste lugar uma obra de arte mas sobretudo um lugar onde os devotos da Santa Isabel se possam sentir bem”.
    Para João Teixeira, presidente da Câmara de Murça “apesar das limitações orçamentais com que as Câmaras se debatem, vamos continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar os responsáveis do santuário na preservação deste espaço de culto.”
    José Maria Costa, um dos responsáveis pela comissão que dinamiza o Santuário salientou que “devemos todos colaborar, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar aquilo que é o nosso património e a nossa terra. Sinto muito orgulho por esta comissão e por todo o trabalho realizado neste espaço, mas o nosso empenho será o mesmo que tivemos até agora”.
    Com a realização de novas obras que deverão iniciar nos próximos 90 dias, está em perspectiva a concretização de um velho sonho da população de Jou que há muito ansiavam por esta intervenção.
    De referir que a origem deste Santuário é testemunhada pela existência de uma pedra na capela gravada com a data de 1735.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    2 comentários:

    1. Elisabete Machado Martins11 de abril de 2011 às 14:10

      boa iniciativa temos de preservar os costumes e momumentos que os nossos antepassados nos deixaram

      ResponderEliminar
    2. Xi, estava pouco vento, estava! ;)

      ResponderEliminar

    Item Reviewed: Assinado contrato de financiamento para a recuperação do Santuário de Sta Isabel Rating: 5 Reviewed By: Admin
    Topo