A Associação Cultural, Desportiva e Social de Jou, organizou no passado domingo, 11 de novembro o II Passeio Pedestre - S. Martinho 2012.
Com meia centena de participantes, a atividade iniciou-se junto da sede social da coletividade jouense, e percorreu os montes de S. Isabel em direcção a Penabeice. Daqui as margens do rio, serviram de cenário para delicia dos participantes.
Esta iniciativa terminou já no concelho vizinho de Valpaços, onde na Praia Fluvial de Curros se realizou o tradicional magusto de S. Martinho.
Que pena não pude participar... mas ao próximo não falho:) venha ele
ResponderEliminarFoi espectácular
ResponderEliminarsentir terras de JOU??? CURROS ja faz parte???e vergonhoso que de tantos lugares para fazer o magusto que a freguesia de JOU tem foram faze- lo a CURROS...mas pode ser que CARRAZEDO DE MONTENEGRO venha fazer a feira da castanha a JOU...tenham vergonha,uma tradiçao que algumas pessoas querem perder...o magusto É PARA AS PESSOAS DO POVO DE JOU NAO PARA UMS PRIVILIGIADOS QUAIQUERES...
ResponderEliminarCara Nats Jesus. "Sentir as terras de Jou" é um slogan da nossa marca (projeto Terras de Jou). Relativamente a sua questão de haver "tantos lugares para fazer o magusto que a freguesia de JOU tem foram faze- lo a CURROS" ao que sabemos, a atividade foi realizada num percurso, cujo final de facto ocorreu na Praia Fluvial de Curros. Também ao que sabemos, este ano a Associação não organizou o Magusto nos moldes habituais, promoveu sim mais um Passeio Pedestre, que penso saber que correu bastante bem. No final deste passeio, e tal como o anunciado nos cartazes de divulgação, a organização ofereceu um magusto aos participantes e a todos aqueles que se quiseram juntar, e assim aconteceu. Relativamente ao ser em Curros, também não está mal pensado, até porque a associação também tem sócios desta localidade, já para não falar dos fatores históricos que até ligam esta localidade a Jou. Aproveito ainda para a informar que por volta das 16 horas, para que a tradição não morra, na sede da associação realizou-se um magusto com as pessoas que naquele momento frequentavam as instalações da coletividade. Em suma, não compreendemos as suas críticas. Quanto ao magusto ser apenas para "UMS PRIVILIGIADOS QUAIQUERES", mais uma vez parece estar equivocada, afinal as inscrições foram abertas para sócios e população em geral, só não foi quem não quis.
ResponderEliminargosto!
ResponderEliminarLindo!!!
ResponderEliminarespetaculo !!!!!!.
ResponderEliminarParabéns por mais esta iniciativa. Foi muito bom participar e redescobrir. Redescobrir os cheiiros, redescobrir o som do riacho a correr, redescobrir o som do silêncio e da calma da natureza e sobretudo...redescobrir alguns músculos.
ResponderEliminarPena foi que as gentes de Jou não se tivessem feito ao caminho em maior número...talvez numa próixima oportunidade
gosto disto
ResponderEliminarQUANDO REGRESSEI A JOU TIVE MUITO GOSTO EM MOSTRAR A PRAIA FLUVIAL DE CURROS AOS MEUS FILHOS. E ELES GOSTARAM A MINHA AVÓ ZULMIRA ERA NATURAL DE CURROS.
ResponderEliminarQuem nao gostaria de tal recanto?
ResponderEliminarO comer foi feito a onde terminou o passeio pedestre, praia fluvial de Curros, a meu ver foi um excelente opção. O espaço é muito agradável e aprazível.
ResponderEliminarNuma coisa concordo com a Natália, na parte dos PRIVELIGIADOS, só que não são uns quaisqueres são todos os que quiseram participar e tiveram o privilégio de fazer uma excelente caminhada e disfrutar de uma paisagem fantástica. Se algo aconteceu de vergonhoso é apenas e só, o facto de haver tão pouca gente de Jou a participar, é pena que sejam as pessoas de Murça e não só, a valorizar mais as atividades que ocorrem em Jou do que os Jouenses. A organização terá os dados e poderá divulgar quantos eram os participantes Jouenses e quantos eram os "estrangeiros".
ResponderEliminarNão compreendo. Se se faz, é porque não se devia fazer, se se faz, está mal feito.
ResponderEliminarJoão Monteiro, calma...estas coisas são mesmo assim nunca fica toda a gente satisfeita. Da minha parte parece-me de louvar o tempo que as pessoas da Associação dispensam para esta ou outras atividades. Podiam estar no sofá de casa com as famílias mas preferem dedicar-se a um trabalho em prol da comunidade, embora a comunidade nem sempre concorde,
ResponderEliminarE hade ser sempre assim...Obrigado a todos pelo vosso tempo.
QUANTO ao final do passei nao tinha que ser em CURROS".AOS QUE SE QUISERAM JUNTAR"...e relativo...nem todos os jouenses ainda tem pernas para poder caminhar...e na" ASSOCIAÇAO " nao se realizou nenhum magusto apenas tiveram os resto do mesmo...o povo de JOU È sim participativo mas em relaçao a esta ideia e logico que a participacao iria ser fraca JOU tal como o resto do país tem uma populacao envelhecida é nestas e noutras tradiçoes que lhes poderiam porpocionar algum conforto e um dia diferente o que nao aconteceu, a escola ou a sede sempre foi de facil acesso a todas as faxas etarias...eu agradeco muito a associaçao por fazer algo por JOU ,apenas nao posso concordar que as actividades nao abranjam maior numero de pessoas da nossa freguesia...
ResponderEliminarCara Natália essa foi uma decisão tomada pela ACDSJ e os seus dirigentes, no meu entender bem. Certamente num futuro próximo outras localidades da freguesia de Jou, ou até mesmo arredores, porque não (temos que ter uma visão de âmbito regional de modo a divulgar Jou e as nossas gentes). Quanto ao final em Curros os participantes gostaram.
ResponderEliminarConcordo com a Maria Costa, de facto gostaria de futuro ver mais gente de Jou a participar, uma coisa é certa só não foi quem não quis.
Tanta discocao por causa de um magusto e do lugar onde foi feito, a alguns anos a tras nao tinhamos associacao cada um fazia o seu magusto em casa, e assim nao avia queixinhas, agora ja estemos a ficar mais dezenvolvidodos , ja temos associacao , passeios terestres magusto no rio de Curos onde muitas pessoas de Jou vao tomar grandes banhocas no verao e entao porque nao fazer la um magusto? E ainda a pessoas descontentes em vez de ficarem felizes por ja estar a acontesser estas coisinhas com o pessoal de JOU.Eu fico muito feliz por tudo que acontesse em Jou para fazer as nossas pessoas felizes, tenho pena nao poder partissipar mas um dia que possa ai estarei a correr essas montanhas. Beijinhos a todos e nao se zanguem;-)))))
ResponderEliminar